11 3933-7599
Sacolas descartáveis são importantes aliadas no combate ao novo Coronavírus

Leia o artigo da equipe da Altaplast sobre a utilização das sacolas descartáveis como medida de prevenção ao novo Coronavírus.

O surgimento do novo Coronavírus mudou a rotina das pessoas e as prioridades de consumo da sociedade. Fatores que são decisivos no combate ao vírus como a descartabilidade e a higiene fizeram o plástico de uso único voltar a ser prioritário. Essa volta da importância do plástico afetou direta e negativamente os resultados dos esforços dos ativistas ambientais que trabalham para reduzir o uso de plásticos ao redor do mundo. Nesse momento, talvez mais do que nunca, as pessoas precisam do plástico descartável como aliado no combate ao novo vírus. Por consequência, as sacolas descartáveis também voltaram a ter importância.

De acordo com portal de notícias UOL, um relatório recentemente divulgado pela BloombergNEF (Bloomberg New Energy Finance) revelou que pelo menos a curto prazo a redução de produtos plásticos descartáveis não é viável. “As preocupações com a higiene dos alimentos devido à Covid-19 podem aumentar o uso de embalagens plásticas”, diz o relatório.

As sacolinhas descartáveis vão te proteger melhor na pandemia

Não usar sacolas plásticas descartáveis no supermercado em tempos de Coronavírus é correr um risco desnecessário de contágio. O uso de sacolas reutilizáveis neste período da pandemia ​​não é recomendado. As sacolas retornáveis, assim como qualquer outro objeto pessoal que fique sendo transportado, ​​podem carregar o COVID-19 e outros tipos de vírus.

Consequentemente, se você usa as sacolas ecológicas sem limpar, elas espalham a doença por todos os locais onde passam. As sacolinhas ​​e outros produtos plásticos descartáveis são a alternativa de material mais segura na hora de transportar seus alimentos agora porque contribuem com a redução da propagação do novo vírus.

O novo Coronavírus sobrevive nas sacolas retornáveis 

O Coronavírus sobrevive em sacolas retornáveis por até nove dias. A única forma de continuar usando o produto neste momento seria lavar as sacolas toda vez que elas fossem usadas. Como quase ninguém faz isso, o uso durante a pandemia é arriscado. Um estudo sobre as condições de higiene nos supermercados no Arizona e na Califórnia, encontrou grande número de bactérias em quase todas as sacolas reutilizáveis.

or outro lado, nenhuma contaminação nas sacolas plásticas descartáveis novas foi encontrada. O estudo conduzido pelos pesquisadores também descobriu que a grande maioria dos compradores nunca seguiu o conselho de lavar as sacolas retornáveis.

Sacolinhas plásticas trazem mais segurança e menos contaminação

Além de não lavar as sacolas regularmente algumas pessoas colocam esses objetos dentro do carrinho do supermercado e no chão, o que leva a contaminação desse material. Com a nova pandemia, provavelmente, esse hábito de usar sacolas e outros objetos retornáveis significará mais pessoas com COVID-19. A Starbucks (presente também no Brasil) e outras cadeias já suspenderam o uso de produtos retornáveis para evitar a propagação do Coronavírus.

A necessidade de procurar materiais ecológicos fica em segundo plano durante a batalha contra o novo vírus.  Quando algo é tão transmissível como o novo Coronavírus todo cuidado é pouco e as sacolinhas descartáveis passam a ser nossas aliadas.